domingo, 3 de abril de 2011

O Projeto!


Bem - vindos, caros leitores!

   Nosso projeto iniciado ano passado conta agora com essa nova ferramenta de divulgação e análise, que nos acompanhará até mesmo após o lançamento. Para quem ainda está flutuando é necessário apresentar um pequeno esboço da proposta e como está o andamento.

O primeiro passo

   A iniciativa foi do professor Fábio Andrade - que leciona na Universidade Federal Rural de Pernambuco. A turma - Letras 2010.1 cursava no segundo período a cadeira de Análise e crítica Literária, quando foi convidada a produzir seus próprios textos para que esses fossem avaliados e instrumento de pesquisa. 

Calçando sapatos 

    O primeiro desafio foi produzir um texto onde o ponto de partida fosse o famoso quadro do artista Van Gogh chamado O Par de Botas.  O resultado foram 21 textos brutos e bastante diversificados. 

Pisando fundo

    Todos os textos foram lidos e devidamente interpretados por seus criadores e passaram por uma breve avaliação do professor.

Finalmente Gritando

      O segundo Desafio foi voltar nossa criação para uma nova perspectiva que desafiou ainda mais o processo criativo. Foram escritos 21 poemas com um novo ponto de partida - O também famoso quadro de Edvard Munch chamado O Grito.

Longa caminhada

      Após ter a sala como oficina de análise, os textos foram impressos e reunidos em um volume piloto que nesse momento está correndo pelas mãos dos alunos participantes.A intenção é que cada um deles registre suas impressões e avaliação a respeito de todos os textos, para que os mesmos possam ser revisados antes da publicação.

Convidando 

     Além do professor Fábio, outros dois professores da Universidade foram convidados a participar da caminhada. São elas : A professora de Literatura Brasileira - Renata Pimentel e a professora de Linguística - Rose Mary Fraga. Os três professores terão um prazo determinado para registrar suas opiniões e idéias no livro piloto e assim pretendem contribuir para o resultado final. 

Agradecimento

    Os alunos aqui agradecem aos professores envolvidos e principalmente ao professor Fábio Andrade que abriu as portas da criação e contribui com seu conhecimento e experiência. 


   Nesse blog - alunos - leitores - professores - amantes da Literatura - curiosos, irão trocar informações, fotos, arquivos, experiências e  promover debates ricos sobre o processo de criação e seleção.

Convide seus amigos e viaje nessa aventura de botas e gritos!

Texto : Raphael Alves

3 comentários:

  1. Quero, de imediato, agradecer publicamente o convite, a confiança e o carinho de vocês. E, também, dizer que me sinto já uma parte da "engrenagem de vozes e pés" do grupo! Beijos, Renata Pimentel.

    ResponderExcluir
  2. Queridos alunos, que grata surpresa ter sido escolhida por vocês! Agora bate um medinho...o que terá a dizer uma linguista em meio a tantos gritos, num terreno acidentado...e eu sem botas?
    Bjos. Rose Mary Fraga.

    ResponderExcluir
  3. Sou uma mera curiosa do projeto! Mas terei um enorme prazer em apreciar um trabalho feito com tanto carinho e dedicação. Meus parabéns vão em especial para o meu grande amigo Raphael Alves, além de Aldeir Gomes e José Jaime Jr. Estarei no dia do alnçamento!!!

    ResponderExcluir