sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Grito de José Jaime!


O grito de José Jaime pra vocês!

Depois das etapas que já ocorreram, qual texto considera melhor - seu conto ou poema?

    Sem dúvidas, meu conto! Gostei muito dele, consegui transmitir tudo que queria com ele, tudo que sinto, e até com o tão comentado final em aberto, ficou da maneira que eu pensei, não da primeira idéia, mas isso é outra história..

Qual a maior dificuldade que encontrou na construção dos textos?

    A inspiração, pois é muito artificial você visualizar um quadro famoso e tê-lo como ponto de partida, no começo achei meio limitador, mas depois desencanei e deixei a imaginação correr solta, os quadros só ficaram como algo longínquo, apesar que no meu poema o quadro de Münch se faz mais presente (eu acho).


 Até que ponto seu poema está relacionado com o quadro?

    Acho que o título remete ao quadro, Medo. Pois aquele grito é assustador, acho um grito de uma pessoa extremamente angustiada. Há muita dor naquela expressão.

Entre os textos lidos, qual seu conto e poema preferidos? 

    O conto (sem título) de Claudia Costa é maravilhoso, amo. E o poema (sem título) de Carolina Cavalcanti é uma das coisas mais bonitas que já li. Belíssimos!!!

Qual a melhor etapa - criação? Análise ou finalização do projeto?

     A criação sem duvidas! Para se ter uma idéia, pensei em fazer meu conto algo como o final do filme de Gus Van Sant “Garotos de Programa” (My Own Private Idaho),  ...

                             

...onde os sapatos da personagem de River Phoenix são roubados após num ataque de catalepsia, mas mudei totalmente, quis fazer algo parecido com o conto de Caio Fernando Abreu “Além do Ponto” ... 

                 

... um conto que transmitisse agonia em quem ler, e aproveitei para fazer uma pequena homenagem a Nelson Rodrigues, quase que uma citação a peça “Dorotéia”. Aí deu no que deu.

Indica um escritor (a) pra galera!
Indico a minha obsessão pessoal: qualquer coisa de Caio Fernando Abreu!

Que seja doce!

3 comentários:

  1. Rapha ahazandoooo!!! Obrigado! Ficou lindo.

    ResponderExcluir
  2. Jaime
    Eu sou suspeita para falar de ti.
    Uma das pessoas que mais curte Cultura, sabe nos informar sobre Cinema, Teatro, Literatura, e que nos encanta com a sua personalidade, que ama Madonna e admira as obras de Caio Fernando Abreu. E claro, eu tenho que intervir, gosta da fase Clarice para crianças.
    Bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Junior querido, você agora é famoso, que lindo que bom, você merece você é CULTURA. Saudades meu amigo querido! bjus no coração.

    ResponderExcluir