quinta-feira, 19 de maio de 2011

O grito de Edimar Gonçalves !


    Quem vai falar um pouco sobre o processo de escrita e análise dos textos essa semana é Edimar Gonçalves. Ele dividiu um pouco das suas impressões e falou sobre suas preferências literárias. 

Os textos escritos por ele se chamam - Corrosão inaudível (Poema) e Botas velhas, velhas botas (Conto). 

O projeto... 

   Bom, logo de cara, eu achei muita ousadia de um professor querer que, além de eu estudar tudo aquilo, os elementos, as perspectivas narrativas, os constituintes do poema, produzisse forçadamente algum texto relacionado à imagem dada, mas logo isso passou: entrei com tudo e gostei, mesmo tendo uma predileção, dos dois textos que compus. São duas obras diferentes, mas que gritaram nos meus textos univocamente. A experiência foi muito enriquecedora enquanto autor, todavia mais surpreendente como leitor de alguns dos textos anteriormente lidos, em sala, pelos próprios autores e colegas de projeto.

O que foi mais prazeroso? Escrever o conto ou o poema?

Sem titubear, escrever o poema.

    Apesar de ter sido uma produção forçada em todos os sentidos, o resultado me agradou muito, porque o momento de “desespero” fez com que alguma ideia fluísse, fosse posta no papel e, logo depois, aprimorada.

    Notei que, embora tenha uma facilidade grande para escrever em prosa, o poemas destes dois foi o que mais me agradou, se bem que é evidente a influência das linhas corridas nele.

   O conto foi feito naquele “por fazer”, na obrigação de desenhar e ordenar pelas características típicas do gênero narrativo, porém acabou ganhando identidade aos poucos.

Sobre a leitura..

    Sou um leitor curioso, leio tudo que me chamar o mínimo de atenção que seja, mas confesso a minha preferência por textos que transpareçam uma crueza sentimental... um jogo de palavras tradutoras dos sentimentos humanos me ganha facilmente. Quanto a nomes, fica difícil, mas os que leio frequentemente são Lispector, Jabor, Caio Fernando - apesar de nunca ter lido uma obra completa, só contos soltos -, Rubem Alves.

Foram o que prevaleceram na memória neste momento.



Possui Blog ou outra ferramenta de divulgação de textos?

     Sim, mas não o atualizei este ano ainda, se eu não me engano. Acho que sou mais um admirador e espectador de blogs (dos outros). Tenho muitas idéias e, se pudesse pôr tudo em prática, seria, de fato, uma máquina. Falta tempo na minha rotina, hoje, principalmente pra compartilhar esta fruição, mas vale a pena ler os textos, músicas e idéias penduradas no meu cabide:


Um personagem literário preferido?

   Quando eu tiver uma única e imutável preferência, será um sinal de que estou frustrado quanto às leituras que ando fazendo.Esta fica sem resposta. Ponto.

Sig@ Edimar - AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário