Bem - vindos, caros leitores!
Nosso projeto iniciado ano passado conta agora com essa nova ferramenta de divulgação e análise, que nos acompanhará até mesmo após o lançamento. Para quem ainda está flutuando é necessário apresentar um pequeno esboço da proposta e como está o andamento.
O primeiro passo
A iniciativa foi do professor Fábio Andrade - que leciona na Universidade Federal Rural de Pernambuco. A turma - Letras 2010.1 cursava no segundo período a cadeira de Análise e crítica Literária, quando foi convidada a produzir seus próprios textos para que esses fossem avaliados e instrumento de pesquisa.
Calçando sapatos
O primeiro desafio foi produzir um texto onde o ponto de partida fosse o famoso quadro do artista Van Gogh chamado O Par de Botas. O resultado foram 21 textos brutos e bastante diversificados.
Pisando fundo
Todos os textos foram lidos e devidamente interpretados por seus criadores e passaram por uma breve avaliação do professor.
Finalmente Gritando
O segundo Desafio foi voltar nossa criação para uma nova perspectiva que desafiou ainda mais o processo criativo. Foram escritos 21 poemas com um novo ponto de partida - O também famoso quadro de Edvard Munch chamado O Grito.
Longa caminhada
Após ter a sala como oficina de análise, os textos foram impressos e reunidos em um volume piloto que nesse momento está correndo pelas mãos dos alunos participantes.A intenção é que cada um deles registre suas impressões e avaliação a respeito de todos os textos, para que os mesmos possam ser revisados antes da publicação.
Convidando
Além do professor Fábio, outros dois professores da Universidade foram convidados a participar da caminhada. São elas : A professora de Literatura Brasileira - Renata Pimentel e a professora de Linguística - Rose Mary Fraga. Os três professores terão um prazo determinado para registrar suas opiniões e idéias no livro piloto e assim pretendem contribuir para o resultado final.
Agradecimento
Os alunos aqui agradecem aos professores envolvidos e principalmente ao professor Fábio Andrade que abriu as portas da criação e contribui com seu conhecimento e experiência.
Nesse blog - alunos - leitores - professores - amantes da Literatura - curiosos, irão trocar informações, fotos, arquivos, experiências e promover debates ricos sobre o processo de criação e seleção.
Convide seus amigos e viaje nessa aventura de botas e gritos!
Texto : Raphael Alves